Caros amigos, como muitos de vocês já sabem, eu fui convidado pelo Amadeu Ferreira para integrar uma lista Candidata à Direcção da Associação de Golf do Norte de Portugal. Aceitei com muito gosto esse convite, pois acho poder ser útil ao projecto do Amadeu. Neste sentido, deixo-vos aqui o nosso Manifesto Eleitoral que também está disponível no nosso site:
Manifesto Eleitoral
A Associação de Golf do Norte de Portugal (AGNP) é uma instituição com mais de 20 anos de existência e que muito contribuiu no passado para o desenvolvimento do Golf no Norte de Portugal.
Sem descuido pelo trabalho da Direcção cessante, que retirou a AGNP da quase agonia, e do que nos foi dado a conhecer, entendemos que mais e melhor pode e deve ser feito.
É nossa convicção que os Clubes em geral se sentem desmotivados e afastados da vida da AGNP, sendo disso exemplo as escassas presenças reais nas Assembleias-Gerais. Mais ainda, parece-nos que vários, senão todos, os Clubes com Campo estão a um pequeníssimo passo de abandonar a AGNP.
Acresce o infortúnio dos problemas de saúde que afectaram, e afectam, os Srs. Presidente da Direcção e Secretário- Geral, a quem aqui manifestamos o nosso apreço e desejamos rápidas melhoras.
É aqui também o momento de salientar que, se ainda hoje tratamos dos temas “AGNP”, tal se deve muito particularmente, à perseverança, dedicação e espírito de sacrifico do Senhor Presidente da Direcção, Dr. João Moraes Sarmento.
De facto, é sobre a Direcção, e aqui na “Comissão Executiva", que recai o dever de garantir o bom desempenho Técnico-Administrativo diário ao longo do mandato. Terão existido lacunas, quantas delas meramente resultantes do “amadorismo” que é a base deste trabalho, sem ter deixado de ser dado por todos o seu possível.
Apesar da impossibilidade de, em tempo útil, e como é regra, estudar senão apresentar o orçamento para 2011, bem como e não menos importante, ter executado o calendário oficial para 2011 e inerentes contactos com os Clubes com Campo, enfrenteremos tal entrave com determinação.
Por tudo isto, pelo amor que temos à modalidade e por acreditarmos que podemos fazer mais e melhor por forma a que a Associação do Golf do Norte de Portugal se assuma como uma força motora do Golf no Norte do País, vimos por este meio apresentar a nossa candidatura ao biénio 2011 / 2012.
A nossa conduta vai passar pelo cumprimento escrupuloso dos Estatutos da AGNP e vamos procurar esclarecer cabalmente todas as dúvidas que nos façam chegar. É nosso objectivo termos uma AGNP com paredes de vidro, cristalina, e a que todos tenham acesso.
A transparência vai ter de estar sempre patente na nossa gestão. É através dela que iremos credibilizar a AGNP junto dos seus associados, de toda a comunidade golfística do Norte do País, da Fedração Portuguesa de Golfe (FPG) e das empresas potenciais patrocinadoras.
Manifestamos desde já a nossa intenção de, logo que possível, durante o mandato, proceder à alteração dos Estatutos em vigor, visto serem omissos em muitos casos.
Pretendemos incrementar e qualificar o relacionamento com a FPG, para além dos contactos desenvolvidos pelo Conselho Técnico com o Departamento de Investigação e Formação, bem como a delegação pessoal de inúmeras iniciativas e responsabilidades directamente pela FPG a vários dos elementos que compõem esta lista candidata.
A grande evolução que se registou no mandato que agora termina, muito devida ao trabalho do Conselho Técnico cessante e dos Árbitros que com ele colaboraram, foi na qualidade técnica das provas, sendo hoje reconhecido por todos os jogadores, clubes e mesmo pela FPG, como estando num patamar muito elevado. Iremos, no que possível, tentar melhorá-la.
É importante que todos tenhamos a consciência que o que queremos fazer estará impreterivelmente dependente das receitas que consigamos angariar.
Neste sentido, iremos formar uma comisão de Marketing, composta por um membro da Direcção e por pessoas de relevo no meio empresarial Nortenho, que irá procurar estabelecer parcerias com empresas de renome da nossa região com vista a obter os patrocínios necessários ao funcionamento da AGNP.
Os Associados da AGNP merecem a nossa total atenção e, como tal, será nosso objectivo tornar a Associação atractiva para os Clubes. É nossa intenção rever o valor da quota que cada Clube paga consoante o número de vezes que cede o seu campo para provas da AGNP.
As provas da AGNP são a sua grande montra. Logo, é nosso objectivo elaborar um calendário extremamente competitivo mantendo e, no que possível, melhorando os actuais níveis de qualidade técnica das provas. É nossa intenção criar provas distintas consoante as categorias de handicaps, prestigiando os torneios com mais história da AGNP.
Vamos elaborar o calendário possível em colaboração com os Clubes, de modo a não fazer coincidir as provas importantes da Associação com as dos Clubes.
Por outro lado, o Pitch & Putt está em grande crescimento em Portugal. Esta vertente do nosso desporto reúne já um elevado número de praticantes na Galiza. Nós pretendemos fomentar ao máximo possível o seu desenvolvimento em parceria não só com a FPG, como também com a Federação Galega de Golf (FGG).
Não descuraremos a hipótese de vir a aceitar federados Galegos nas nossas Provas, aberta que seja idêntica possibilidade aos nossos, nas provas da FGG.
Aliás, a nossa ligação a Espanha pode, e deve, ser desenvolvida de modo a criarmos um intercâmbio maior de jogadores nos torneios de cada lado da fronteira. Neste âmbito, propomos rever o formato dos matches existentes entre a AGNP e a FGG. Os dois torneios existentes terão de ser reavaliados, sendo uma possibilidade fundi-los num só.
Um dos objectivos Estatutários da AGNP engloba o fomento da prática de Golf a nível da Região Norte. Por conseguinte, a relação com a FPG assume para nós importância vital, pois só assim poderemos cumprir este objectivo.
O mesmo objectivo Estatutário fala na divulgação da modalidade. Esta assenta em vários vectores. Um dos maiores passa pelas escolas públicas. É nossa opinião que a AGNP deve potenciar o estabelecimento de protocolos entre os clubes, a própria Associação e os municípios, de modo a proporcionar aos jovens que frequentam as suas escolas o primeiro contacto com o Golf.
Nós prevemos uma ligeira reformulação do organigrama da AGNP. Iremos substituir a figura do Secretário - Geral pela do Secretário da Direcção. Esta pessoa irá dar todo o apoio necessário aos orgãos sociais da Associação quer no expediente diário, quer na organização e acompanhamento das provas.
É também nossa decisão reactivar o Conselho Consultivo previsto no Artigo Décimo Terceiro dos Estatutos. Pretendemos convidar para este Conselho figuras incontornáveis do Golf no Norte de Portugal e também um representante da FPG, sendo que desejamos que possa reunir no mínimo uma vez por semestre.
Os objectivos que acabamos de enunciar são objectivos para dois mandatos e que não serão possíveis atingir sem o apoio dos nossos Associados. A AGNP vive de, e para os Clubes, portanto contamos com todos e cada um de vós para nos ajudar na tarefa árdua de devolver à Associação o prestígio outrora conquistado e, a partir daí, potenciar o seu crescimento.
Não nos candidatamos com o objectivo de obter qualquer promoção pessoal, mas sim com o sentido de dever que nos assalta neste momento tão conturbado da história desta nossa Associação de Golf do Norte de Portugal.
Os Subscritores,
Amadeu da Cunha Ferreira
António Vasconcelos
Miguel Teixeira Bastos
José Domingos Silva
Pedro Porto Aguiar
Fernando Camarinha
Susana Mendes Ribeiro
quinta-feira, 20 de janeiro de 2011
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Site da candidatura: http://candidaturaagnp2011-12.webbyt.com/
ResponderEliminar