Após ler os comentários ao post anterior vejo-me na obrigação de escrever novamente sobre este tema.
Joana (acho que Osório, mas se pusesse o segundo nome não ficava mal e evitava eventuais confusões), não se pode comparar modalidades colectivas com individuais. Quem perceber minimamente de futebol, sabe que, essencialmente, os treinadores ensinam os jogadores a se posicionar e movimentar em campo e não como marcar um golo de calcanhar ou fazer um cruzamento de letra! O Golf é das modalidades mais tecnicistas que existem no desporto, por conseguinte precisa de ser ensinada por alguém com conhecimentos profundos. Compará-las seria idêntico a comparar Terra com Marte, que a única coisa que têm em comum é pertencerem ao mesmo sistema solar!!
Continuando na análise dos seus comentários, defender que pessoas com hnd 18.0 podem ensinar iniciados, mesmo com um treinador experiente ao lado, é absolutamente utópico! Nenhuma pessoa merece ser ensinado por uma pessoa que nem sequer sabe as partes do swing. É evidente que lá por se ter hnd baixo não quer dizer que se possa ser bom treinador. Eu, por exmplo, tenho hnd 3 e acho que não sei o suficiente ao nível da análise do swing para ser professor de Golf. Mas que ajuda, ajuda e não é pouco!
Fui ver o link que pôs no primeiro comentário e diz lá que para entrar no curso de nível I tem de se demonstrar “playing ability”, portanto é muito vago e não serve de ajuda para discutirmos este assunto.
Marta, gostei do que escreveste e acho que complementa muito bem o meu primeiro artigo. A tua ideia de formar monitores pode ser bastante interessante para promover o Golf junto das escolas.
Em relação aos restantes (tanto no blog como no Facebook), resta-me agradecer os elogios e a participação! Espero que continuem a comentar, pois o objectivo principal deste blog é contribuir para a discussão em torno deste desporto que nos diz muito!
sábado, 20 de fevereiro de 2010
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Aqui vai o comentário ao comentário do comentário.
ResponderEliminarA comparação que fiz com os outros cursos de treinador nível 1 foi não só com futebol, mas com atletismo, natação (disciplinas individuais e tecnicistas). Apenas não referi nenhum treinador porque não são tão conhecidos.
Há uns anos atrás os treinadores nível 1 designavam-se por monitores, treinadores que ajudam na inrodução ao jogo. A carreira de treinador não se esgota no nível I, existe uma evolução. Como não se acaba o curso de engenharia num só nível. Começa-se no ensino básico, secundário e universitário. Quem ensina no básico não está habilitado para o secundário e por aí fora.
Num possível teste de selecção para os participantes do curso, penso que seria importante avaliar o conhecimento de golfe (cultura do jogo, história, técnica...).
Desculpa insistir neste tema, mas acho que o golfe tem muito a evoluir. Precisa de mais gente qualificada para o ensino da modalidade. Treinadores que saibam muito de golfe, mas que sejam pedagogos, que saibam motivar os seus alunos e que não tentem numa só aula ensinar tudo, 1000 pontos em que trabalhar.
Com isto não digo que os ditos profissionais, ex-bons-jogadores não sejam bons treinadores. E no Oporto temos pelo menso um exemplo de bom treinador, mas acho que não basta. E acho que não se deve partir com preconceitos, de que hcps de 18 não possam ser bons treinadores.
E peço desculpa de não ter assinado com o nome completo para evitar confusões. ;)
Miguel, voila un bon blog ! ça me rapelle Nelson Ramalho (a ses debuts)
ResponderEliminarJe suis desole d´ecrire en Français, malheureusement mon Portugais ecrit est un desastre
Sur certain points Joana a raison ! l´enseignement pratiqué par des "Treinadores" est superieur , pour la bonne raison, est que la majorités d´entre eux, sont specialiste d´enseignement et nous ,Pro, non
Nous sommes des specialistes de golf, nada mais, par tradition, et savoir, les Pros sont de bon joueurs capable d´enseigner n´importe quels coups, ET LES DEMONTRER , et surtout de communiquer une certaine science du golf que seule les années savent apporter !
Les treinadores, ont eux une passion de l´enseignement, souvent superieur aux pros et, je doit l´avouer, leurs messages aus debutants est mieux construit, adapté aux neophites, malgre cela un treinadore 1 de part leur manque de JEU ne peus pas aider un bon joueur , sorry Joana
L´avenir "devrai" passer par 1- des pros mieux préparés . 2- des treinedores de HDC 8-9 comme indiqué par la PGA-Europe ! 3- UNE PGA ACTIVE qui meme sans pouvoir actuel, represente la Pofession ndlr