Nos últimos torneios de jovens assistiu-se a cenas lamentáveis protagonizadas por jogadores a tentar ganhar por desclassificar e/ou penalizar os seus adversários.
Passou-se no nacional de jovens, como o João Pedro Themudo já relatou no seu blog, e passou-se num torneio do projecto drive do Norte. O que se passou no nacional de jovens foi inacreditável! E, poucos dias volvidos, a mesma jogadora conseguiu desclassificar um jogador no dia seguinte ao torneio porque este tinha levado um caddie durante 9 buracos.
Eu, tendo seguido muito de perto diversos torneios de jovens nos últimos anos, acho que o que se impõe pensar é quem é que ensina aos jovens estes métodos? São os pais, os treinadores?? É que se são os treinadores estamos muito mal, porque assim o Golf no nosso país não vai a lado nenhum...
O que é para mim mais chocante, é jogadores de tão tenrra idade já terem tanta falta de respeito pela modalidade e pela sua história. Quem não viu já o Jack Nicklaus a dar um putt ao Tony Jacklin no último match da Ryder Cup de 1969? Sabem o que ele disse? “I don't think you would have missed that Tony, but I didn't want to give you the chance.” Isto é a história e a essência desta modalidade de que tanto gostamos e estes são os valores que devemos preservar e ensinar aos jovens!
Outro grande exemplo do que significa o Golf para quem o joga, aconteceu há pouco tempo com o Brian Davies a perder um torneio no playoff auto-penalizando-se!
Todos os míudos deviam ver estes momentos, assim como o video sobre etiqueta do R&A antes de começarem a jogar competições.
E não podemos também esquecer que os árbitros deveriam estar mais atentos a estas situações e desempenhar funções de dissuasão destes comportamentos...infelizmente estas situações já começaram a acontecer na alta competição nacional há alguns anos!
quarta-feira, 11 de agosto de 2010
Subscrever:
Mensagens (Atom)